
Pincéis chatos, chanfrados, redondos, “língua de gato” e muitos outros. Para entender o tipo indicado para sua pintura, o primeiro passo é identificar as características da superfície que será pintada, como parede, madeira, metal e outros.
O tipo de tinta que será usada também deve ser levado em consideração. Cada tipo de pincel ou trincha é indicado para um tipo de tinta e, para identificar o adequado, precisamos analisar suas cerdas ou pêlos.
Indicadas para madeira, as cerdas brancas são mais macias, não deixam riscos na superfície e proporcionam melhor acabamento. Aplique tintas esmalte com este tipo de pincel para obter melhor acabamento e rendimento do material. Vale destacar que este modelo é a melhor opção para aplicação de vernizes em superfícies de madeira.
Apropriadas para pintura em metal, as cerdas escuras são ideais para aplicação de tintas esmalte, óleos e vernizes, ou seja, tintas à base de solventes. Portanto, não são indicados para paredes. Alguns podem apresentar bom resultado para pinturas em madeira, leia as orientações do fabricante no rótulo do produto.
Nas paredes e para aplicação de tintas à base de água como PVA e acrílica, recomenda-se o uso dos pincéis de cerdas grisalhas ou gris. Este modelo é mais firme para pintura de paredes. São chamados de grisalhos porque suas cerdas são mescladas com pelos brancos e escuros. Mas lembre-se: para melhor acabamento e cobertura em paredes lisas prefira rolos de espuma. Use o pincel gris para pintar detalhes e cantos que o rolo não alcança.
Para finalizar, listamos algumas dicas para limpar e conservar seus pincéis por mais tempo:
· Após o uso limpe imediatamente.
· Use água e sabão para limpar pincéis sujos com tintas à base de água (acrílicas e PVA).
· Aguarrás limpa pincéis sujos com tintas à base de solventes. Antes, remova o excesso de tinta com um pano ou jornal.
· Depois de limpos, aguarde secar totalmente e guarde.